segunda, 02 março 2020 22:01
No meio do faval da Horta Biológica é possível encontrar um dos agentes polinizadores mais importantes do planeta, as abelhas. O seu papel não se resume apenas à produção do mel, são determinantes, também, para a reprodução das plantas com flor. A sua capacidade polinizadora para além de fomentar a produção de frutos e de sementes, possibilita, ainda, a manutenção da biodiversidade na Terra. Estima-se que se as abelhas se extinguirem, "a humanidade apenas conseguirá sobreviver durante mais 4 anos” (Disponível em, https://www.simplyflow.pt/qual-a-importancia-e-consequencias-da-extincao-das-abelhas/). Neste sentido, em Ciências Naturais os professores podem promover uma saída de campo com os alunos à horta biológica da escola para abordar o tema da reprodução das plantas em contexto prático. Desta forma, é possível conjugar conteúdos teóricos do currículo com o que acontece na realidade. Isto sim, é Flexibilidade Curricular.   
sexta, 28 fevereiro 2020 23:00
Apesar de faltar algum tempo já se sente a primavera na horta da nossa escola. Enquanto que a hera se espalha pelo gradeamento contíguo à estrada, as plantas de pera melão manifestam o seu esplendor através das suas flores. Já só falta a instalação de produtos hortícolas, mas não de todos porque as ervilhas foram semeadas hoje, dia 28 de fevereiro de 2020. Após um período de latência, ditado pelo inverno, foi iniciado o tratamento de beleza da horta biológica, ... pois é, ela também é vaidosa e por tal quer estar bonita para receber os alunos e professores nas suas ações curriculares. Não é um espaço qualquer, é um local didático e pedagógico que possibilita que os alunos se apropriem do currículo de determinadas disciplinas com significado.      
sexta, 28 fevereiro 2020 10:40
  No dia 27 de fevereiro de 2020, realizou-se, na Horta Biológica da Escola E. B. 2,3 Cardoso Lopes, mais uma sessão do projeto escolar intitulado “Chá com Livros!”   Foram lidos textos, elaborados através das informações facultadas pelo manual escolar adotado, sobre o Estado Novo. Os alunos, da turma 9.⁰B, também leram excertos da obra intitulada "Era uma vez o 25 de Abril", da autoria de António Fanha.  As temáticas abordadas foram as seguintes:  - Salazar como Ministro das Finanças e Presidente do Conselho;  - A Mocidade Porttuguesa e a Legião Portuguesa;  - A Censura e a Polícia Política;  - As Prisões Políticas e o Campo de Concentração do Tarrafal.  Seguidamente foram prestadas informações aos alunos sobre os benefícios, para a nossa saúde, da adoção de uma alimentação saudável e diversificada.  No final da sessão os alunos consumiram fruta, cenouras, pão de alfarroba, queijo, chouriço sem aditivos e chá de camomila adoçado com mel.