Itens filtrados por data: Novembro 2019
Sexta, 29 Novembro 2019 11:09

Lista ordenada (horário 13)

Encontra-se publicada em anexo a lista de candidatos à oferta de escola para o horário temporário de 14 horas do grupo 320.
Terça, 26 Novembro 2019 10:16

Contratação de Escola - Grupo 320 - 14h

A Diretora do Agrupamento de Escolas Cardoso Lopes torna público que, de acordo com a legislação em vigor, se encontra aberto, pelo período de quatro dias na aplicação informática no sítio da DGAE, o procedimento com vista à contratação de docente de Francês para lecionar turmas do 3.º ciclo. Para mais informações consulte o anexo.
Segunda, 25 Novembro 2019 11:06

Feira do livro (20/11 a 17/12)

Encontra-se a decorrer na biblioteca da escola EB 2,3 Cardoso Lopes mais uma edição da feira do livro. Entre os dias 20 de novembro e 17 de dezembro aparece na biblioteca e vem descobrir novos mundos e novas aventuras.
Sexta, 22 Novembro 2019 12:04

Combater a Obesidade

Os Superalimentos recomendados pela Equipa da Biblioteca Escolar da Escola EB.2,3 Cardoso Lopes - Prevenção da Obesidade Infantil e Juvenil  O Ovo ?:  - É considerado um alimento muito completo.  -  A clara do ovo é rica em proteínas como a albumina que fornece aminoácidos essenciais ao organismo.  - A gema do ovo é rica em cálcio, fósforo, potássio e em vitaminas A, do complexo B, D e E. Os ovos podem ser consumidos nas refeições principais, ao pequeno-almoço ou ao lanche. Recomendamos a ingestão de um ovo por di
Sexta, 22 Novembro 2019 08:31

Convenção dos direitos da Criança

Na quarta-feira, dia 20 de novembro de 2019, 4 alunos do 4.º F e 1 aluna do 4.º D participaram na convenção dos direitos da criança que se realizou no agrupamento de escolas Seomara da Costa Primo. Em representação das restantes crianças do agrupamento, estes alunos fizeram parte do painel e apresentaram as suas ideias e propostas de ações para o futuro.  
Quinta, 21 Novembro 2019 20:32

Combater a Obesidade

Os Superalimentos recomendados pela Equipa da Biblioteca Escolar da Escola EB.2,3 Cardoso Lopes - Prevenção da Obesidade Infantil e Juvenil  A Beterraba:  - As suas fibras solúveis e antioxidantes, como os carotenóides e os flavonóides, auxiliam na redução dos níveis de colesterol e na diminuição da ocorrência de ataques cardíacos ou AVC e estimulam os sistemas imunitário e circulatório.  - É um alimento que fornece ao organismo ferro e ácido fólico. - Costuma ser utilizada em tratamentos oncológicos pois reduz os efeitos secundários da quimioterapia.  - Deve ser consumida por pessoas que têm anemia.  Sugestões de consumo:  A beterraba pode ser consumida crua: sumos e saladas, cozida: sopas ou assada no forno. Pode, também, ser utilizada na confeção de bolos.  É um alimento saudável e, por isso, a beterraba deve ser consumida, com regularidade, por crianças, jovens e adultos.
No dia 15 de novembro os alunos do agrupamento de escolas CArdoso Lopes realizaram uma vez mais o exercício "A TERRA TREME".  Esta atividade é organizada anualmente pela Autoridade Nacional de Proteção Civil e pretende alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo. Os 3 gestos BAIXAR, PROTEGER, AGUARDAR são a melhor resposta para nos protegermos em caso de sismo. Com este exercício os nossos alunos ficaram a conhecer os 3 gestos que podem salvar vidas e tiveram oportunidade para os praticar.
Sexta, 15 Novembro 2019 15:59

Garnizé Irlandês

Temos novos inquilinos na nossa Escola, tratam-se das crias do casal de Garnizé Irlandês que nasceram na quarta feira, dia 13/11/2019. 
Quinta, 14 Novembro 2019 09:41

Concurso Dia da Biblioteca Escolar

No âmbito do Dia da Biblioteca Escolar, o Pato Lógico promoveu um concurso como forma de reconhecimento aos professores bibliotecários aos quais reconhece a importância do  seu papel enquanto mediadores do livro. O mote do concurso foi completar a seguinte frase:  “Se eu fosse uma biblioteca escolar…”. Concorreram vários professores bibliotecários com 56 frases em resposta a este desafio e a equipa editorial deliberou e uma das frases vencedoras foi a da nossa professora bibliotecária Elvira Silva: Agrupamento Cardoso Lopes / EB da Mina / EB Aprigio Gomes, Amadora (Professora bibliotecária Elvira Cristina Silva)Se eu fosse uma biblioteca escolar, reuniria todas as estórias que a infância preserva. Parabéns à professora e às escolas que receberão um cabaz com livros desta editora. https://www.pato-logico.com/noticias/passatempo-dia-da-biblioteca-escolar
Domingo, 10 Novembro 2019 12:24

São Martinho

“Corria o ano de 337, no século IV, e um outono duro e frio assolava a Europa. Reza a lenda que um cavaleiro gaulês, chamado Martinho, tentava regressar a casa quando encontrou a meio do caminho, durante uma tempestade, um mendigo que lhe pediu uma esmola. O cavaleiro, que não tinha mais nada consigo, retirou das costas o manto que o aquecia, cortou-o ao meio com a espada, e deu-o ao mendigo. Nesse momento, a tempestade desapareceu e um sol radioso começou a brilhar. O milagre ficou conhecido como «o verão de São Martinho». Desde então, por altura de novembro, o ríspido tempo de outono vai embora e o sol ilumina-se no céu, como aconteceu quando o cavaleiro ofereceu o manto ao mendigo. É por causa desta lenda que, todos os anos, festejamos o Dia de São Martinho a 11 de novembro. O famoso cavaleiro da história era um militar do exército romano que abandonou a guerra para se tornar num monge católico e fazer o bem” (Visão, 07/11/2019). É neste enquadramento que na nossa escola prestamos homenagem a São Martinho, através de uma exposição Sobre a lenda e de um quadro alusivo à efeméride contruído pela Assistente Operacional São.    
Página 1 de 2