Itens filtrados por data: Dezembro 2019
Terça, 10 Dezembro 2019 23:32

Corta-mato escolar

Foi com enorme emoção e um elevado espírito competitivo que os alunos da escola EB 2,3 Cardoso Lopes realizaram hoje, dia 10 de dezembro, o corta-mato escolar. Muitos parabéns a todos os participantes, em especial para os nossos vencedores.
Para assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, nas aulas de Educação Física as turmas de 5.º ano praticaram a modalidade desportiva paralímpica Goalball, exclusiva para atletas invisuais. Enquadrada na Subárea JOGOS DESPORTIVOS COLETIVOS, esta atividade teve como objetivos conhecer as regras do jogo, realizar as habilidades básicas e ações técnico-táticas fundamentais, para aplicar em situação de jogo.
Quinta, 05 Dezembro 2019 16:07

Capra aegagrus hircus

O Agrupamento de Escolas Cardoso Lopes recebeu hoje, 05/12/2019, um novo habitante, uma cabra anã (capra aegagrus hircus). Estas cabras também conhecidas como cabras da Guiné atingem uma altura máxima de 50cm para os machos e 45cm para as fêmeas e apresentam uma pelagem de coloração variada. O período de gestação é de aproximadamente 5 meses, podendo nascer duas a três crias. A nossa cabra anã é uma fêmea muito brincalhona e curiosa e desde o primeiro momento despertou a atenção dos nossos alunos.
O horário encontra-se anulado em virtude da não aceitação por parte do candidato selecionado.
Segunda, 02 Dezembro 2019 23:53

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

No sentido de sensibilizar para os direitos das pessoas com deficiência, os alunos do 5.º ano de escolaridade conceberam uma coleção de autocolantes que serão distribuídos na Comunidade Educativa no dia 3 de dezembro de 2020.
No sentido de comemorar o "Dia Internacional das Pessoas com Deficiência", os alunos das turmas do 5.º ano conceberam trabalhos que se encontram expostos na sala do aluno. Trata-se de uma efeméride, manifestada no dia 3 de dezembro, cujo principal objetivo ituí mobilizar os seres humanos para criarem um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas que padecem de qualquer tipo de deficiência, quer seja mental ou física. Desta forma, envolvendo várias disciplinas numa perspetiva de DAC (Domínio de Articulação Curricular), os alunos de 5.º ano de escolaridade foram desafiados a combinarem imagens desenhadas manualmente ou trabalhadas em computador com fases originais relacionadas com a efeméride em questão.           de escolaridade co       nceberam trabalhos em várias disciplinas
Nos dias 26 e 28 de novembro foi realizada a apresentação do "Projeto Realidade Aumentada", por dois professores da Universidade Nova de Lisboa, aos Conselhos de Ano (5.º, 6.º, 7.º e 8.º) integrados no "Projeto Articulação e Flexibilidade Curricular". Trata-se de uma ferramenta com potencialidades para explorar aprofundar o currículo das diferentes áreas disciplinares de forma articulada e inovadora.