Itens filtrados por data: Mai 2019
Quinta, 30 Mai 2019 22:15

Dia de aula ao ar livre

Ainda a comemorar o dia da biodiversidade, que é um bem precioso e se reveste de grande importância para a humanidade, foi aceite o desafio lançado pela escola, "Aula ao ar livre". A atividade foi desenvolvida na aula de português e recebida pelos alunos com um enorme entusiasmo, tendo estes escrito livremente e dado asas à sua imaginação, num espaço tão agradável e inspirador que é a horta da nossa escola. Esta iniciativa visa o incremento de competências fundamentais para o desenvolvimento da criança e ainda a consciencialização para a importância da natureza, tendo os alunos demonstrado uma enorme vontade por voltar a repetir estas dinâmicas de trabalho.
Quinta, 30 Mai 2019 00:38

O sabor que a água tem

O Sabor que a Água Tem - Peça de Teatro apresentada nos Recreios da Amadora, no dia 29 de maio de 2019. Brilhante atuação. Muitos parabéns a todos.
A exposição sobre os trabalhos dos 5.º ano com o tema "Os animais da minha escola", cujos conteúdos foram trabalhados por Domínios de Articulação Curricular (DAC) entre diversas disciplinas, já começaram a ser expostos junto à biblioteca da escola EB 2,3 Cardoso Lopes. Aquando da realização dos trabalhos os alunos demonstraram muito empenho e criatividade, tendo-lhes sido possível reconhecer, identificar e descrever as características dos animais existentes na nossa escola, bem como ficar a conhecer algumas curiosidades sobre cada um dos animais existentes.  
No âmbito da atividade “Óleo usado: de resíduo a riqueza” dinamizada pela equipa do Ecoespaço para as turmas do 6º ano, a turma 6º A elaborou bandas desenhadas, na aula de TIC, em articulação com a disciplina de CN, sobre a temática apresentada. Os seus trabalhos encontram-se expostos na vitrine do Ecoespaço no Parque Central da cidade.
Domingo, 26 Mai 2019 01:53

Painel dos Alimentos do Mar

O"Painel dos Alimentos do Mar” foi uma atividade desenvolvida no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, tendo sido dinamizada nas cinco turmas de 6º Ano da Escola EB 2, 3 Cardoso Lopes, envolvendo as disciplinas de Português, Cidadania e Desenvolvimento Pessoal, História e Geografia de Portugal, Matemática, Ciências Naturais, Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação Tecnológica, tendo ainda sido envolvida a Biblioteca Escolar e a Ludoteca. Tratou-se, portanto, de uma atividade desenvolvida no âmbito do Domínio de Autonomia Curricular (DAC) do 6º Ano. A motivação surgiu no início do 2º Período como forma de dar continuidade ao projeto da Alimentação desenvolvido durante o 1º Período, uma vez que este tema permitiu continuar a desenvolver as aprendizagens relacionadas com a alimentação saudável e a sustentabilidade dos recursos piscícolas da nossa costa (e não só). 
O 1º A da EB1/JI da Mina celebrou no dia 22 de maio o Dia Internacional da Biodiversidade, com a transição dos feijoeiros da sala de aula para a terra (horta pedagógica) ao som do violino. 
No dia 23 de maio comemora-se o Dia de Aulas ao Ar Livre e os alunos e professores da EB1/JI/Creche Aprígio Gomes não quiseram deixar de assinalar esta data! Desde o pré-escolar ao 4º ano de escolaridade foram várias as atividades desenvolvidas ao ar livre e que tanto agradaram a todos os que delas participaram. Sem dúvida é uma experiência a repetir!
No dia 22 de maio, comemorou-se na EB1/JI/Creche Aprígio Gomes e Dia Internacional da Biodiversidade. Para assinalar esta data toda a comunidade escolar homenageou o Planeta Terra com um minuto de silêncio. Na escola, foi ainda elaborado um "Mobile da Gratidão" com 21 tsurus... em representação de cada turma/grupo! Com pequenos gestos opera-se a mudança mais difícil... a mudança de mentalidades!
Na nossa horta biológica existe uma sala de aula ao ar livre destinada à lecionação de conteúdos curriculares das diferentes áreas disciplinares. Deste modo, os alunos podem apropriar-se do conhecimento num contexto prático e significativo. A criatividade e a inovação não têm limites. 
Quarta, 22 Mai 2019 22:20

Poesia na Horta Pedagógica

O hábito da leitura é muito importante para o desenvolvimento do intelecto e também um dos caminhos para adquirir o conhecimento. Na aula de Dta,  os alunos do 6ºC foram desafiados a ocupar uma sala de aula única com o objetivo de recitarem poemas. O resultado final foi muito interessante.
Página 1 de 3