Itens filtrados por data: fevereiro 2020

sexta-feira, 28 fevereiro 2020 10:54

O Patrono

Exposição intitulada "Objetos do Quotidiano do Tempo do Patrono do nosso Agrupamento - António Cardoso Lopes."
quinta-feira, 27 fevereiro 2020 16:57

António Cardoso Lopes

No sentido de comemorar "O Dia do Patrono", foi organizada uma visita de estudo guiada ao "Jardim da Mina" agendada para os dias 27 e 28 de fevereiro, conjuntamente com a equipa do Museu de Arqueologia da Amadora, destinada aos alunos de 5.º ano de escolaridade com o intuito de se apropriarem do papel de de António Cardoso Lopes no desenvolvimento da Amadora. "Nascido em Salvaterra de Magos em 1864, veio viver para a Amadora em 1906, tendo sido um dos impulsionadores do movimento que esteve na origem da atribuição do nome de Amadora à localidade" (https://www.cm-amadora.pt/189-personagens-da-historia-local/779-antonio-cardoso-lopes.html). "A Mina d´Água foi descoberta por António Cardoso Lopes que terá tentado fazer aprovar um projecto para a comercialização da água na qual encontrou elevada qualidade bacteriológica. O projecto acabou por não ser concretizado e a fase visível do mesmo é hoje a entrada da referida Mina que pode ser apreciado num Jardim (Jardim da Mina) com entrada pela Av. General Humberto Delgado. A Mina d’Água viria a dar o nome ao Bairro-Parque da Mina e mais tarde à Freguesia. No Bairro da Mina ainda hoje são visíveis (embora em número cada vez mais reduzido) algumas das moradias do projecto inicial, as quais foram adquiridas por famílias conceituadas da capital às quais António Cardoso Lopes conseguiu “vender” a ideia de ser um local óptimo para passar férias e dias de descanso, associando a essa ideia a existência de uma futura estância termal" (http://www.jf-minadeagua.pt/a-mina-dagua/)    
terça-feira, 25 fevereiro 2020 21:32

Por Casa... Com Tachos e Livros!

Iniciou-se no, dia 23 de fevereiro de 2020, o novo Projeto da Biblioteca da Escola EB.2,3 Cardoso Lopes, intitulado "Por Casa... Com Tachos e Livros!"  Pretende-se com este Projeto Escolar que aos fins de semana e em período de férias escolares sejam realizados, em casa da Comunidade Escolar, vídeos que mostram a  confeção de pratos saudáveis. À semelhança do Projeto, dinamizado na nossa escola, intitulado "Pela Escola... Com Tachos e Livros!, também neste novo Projeto os vídeos terminarão com a  leitura de um livro requisitado na nossa Biblioteca Escolar. Esta leitura deverá ser feita pelos alunos,  juntamente com a sua família, e por vezes por comvidados exteriores à nossa escola. Neste primeiro episódio a professora Ana Sofia Pinto confecionou duas sandes de curgete com ovo mexido acompanhadas de uma salada de alface, tomate, cebola, maçã e sultanas. A sobremesa escolhida foram morangos com chocolate, 70 porcento de cacau, polvilhados com coco ralado. O vídeo, que estará disponível ao final da tarde, termina com a leitura de um excerto da obra intitulada "Carlota e o Gato Pinky. A História dos Gatos", de Carolina Sousa. Esta leitura foi realizada na casa da nossa aluna Carlota (7.⁰ano).  "A História dos Gatos é um livro onde o Gato Pinky conta à sua dona Carlota, uma menina de 7 anos, as aventuras e desventuras da sua espécie ao longo dos tempos. Neste conto ficamos a saber que os gatos foram tratados como Deuses no tempo do Antigo Egipto, que já foram associados a bruxas na Idade Média, e até que ajudaram a Humanidade a acabar com a Peste, uma doença que matou muitas pessoas. Hoje fazem parte da nossa familia, pois habituámo-nos à sua presença, sempre curiosa, meiga e divertida. Este livro, embora dirigido a crianças, torna-se transversal a todas as idades, pois nunca é demais lembrar a importância dos animais, como se adaptaram às nossas vidas, e o que devemos a todos eles. Neste caso, ao nosso amigo felino: o Gato doméstico." O objetivo deste novo Projeto é sensibilizar a Comunidade Escolar para  a importância da adoção de uma alimentação saudável. Pretendemos, ainda, sensibilizar e motivar os nossos alunos para a leitura.  Agradecemos à nossa aluna Carlota, à sua mãe e à gatinha Mel pela participação no primeiro episódio deste nosso novo Projeto.
terça-feira, 25 fevereiro 2020 20:58

Concurso de História

Hoje, dia 18 de fevereiro de 2020, realizou-se na Biblioteca da Escola EB.2,3 Cardoso Lopes um concurso de História subordinado às  seguintes temáticas: Hegemonia e declínio da influência Europeia; Imperialismo e Colonialismo: a partilha do mundo; A Primeira Guerra Mundial; Os Loucos Anos 20; O Fordismo e o Taylorismo; A Primeira República Portuguesa; A Crise dos EUA;  Fascismo; Nazismo; Holocausto.  Este concurso teve como destinatários os alunos da turma 9.⁰B que foram divididos em quatro grupos. Participou também neste concurso um aluno da nossa escola do 6.⁰ ano. Os discentes responderam a questões sobre os temas que se encontram em cima suprareferenciados. Todos os alunos foram presenteados com uma caneta e um lanchinho saudável constituído por fruta e bolachinhas de canela e cacau.  Parabéns a todos os alunos pelo empenho demonstrado durante a realização desta atividade.      
terça-feira, 25 fevereiro 2020 20:52

”Pela Escola Com Tachos e Livros!

Feliz Dia dos Amigos... Feliz Dia dos Afetos... Feliz Dia dos Namorados...     Realizou-se no dia 13 de fevereiro de 2020, na Ludoteca da Escola EB.2,3 Cardoso Lopes, o 19.º episódio do Projeto Escolar “Pela Escola... Com Tachos e Livros!”  De forma a assinalar o "Dia dos Namorados, o Dia dos Afetos e o Dia dos Amigos", que se comemora amanhã, dia 14 de fevereiro, foram confecionadas panquecas de maçã  com cobertura de canela, morangos, pepitas de chocolate e cocô ralado. O episódio terminou com a leitura de dois excertos da obra intitulada "Emocionário (Diz o que Sentes)",  de Rafael R. Valcarcel e Cristina Nuñez Pereira. O objetivo deste projeto bibliotecário é sensibilizar a Comunidade Escolar e todos os que seguem a nossa página do Facebook para a importância da adoção de uma alimentação saudável. Pretende-se ainda sensibilizar os alunos do nosso Agrupamento para a leitura. Coordenação: Professora Ana Sofia Pinto, Professora Judite Esteves e Técnica de Animação Sociocultural Paula Melo.
terça-feira, 25 fevereiro 2020 20:43

"Um livro sempre à mão!"

Leitura da obra "O Príncipe Nabo", de Ilse Losa. Leitura autónoma na Aula de DTA, com os alunos do 5.º E. Coordenação: Professora Lurdes Gonçalo.
terça-feira, 25 fevereiro 2020 20:32

Lixo Marinho

No dia 12 de fevereiro de 2020, realizou-se no auditório da Escola EB.2,3 Cardoso Lopes uma palestra/sessão informativa proferida pela biológa Paula Sobral intitulada "Lixo marinho e microplásticos". A bióloga Paula Sobral é fundadora e Presidente da Associação Portuguesa do Lixo Marinho, professora na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e investigadora no MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente. Esta sessão  teve como destinatários os alunos das turmas 8.⁰A, 8.⁰ B e 8.⁰D.
terça-feira, 25 fevereiro 2020 20:23

Projeto "10 minutos a ler”

 O projeto "10 minutos a ler" pretende fomentar o gosto pela leitura e ajudar a combater os problemas de literacia. No dia 12 de fevereiro, os alunos do 8.º B, na disciplina de Cidadania, Leram silenciosamente e também em voz alta excertos da obra intitulada "Contai aos Vossos Filhos... Um livro sobre o Holocausto na Europa, 1933-1945",  de Stéphane Bruchfeld.      
Realizou-se hoje, dia 6 de fevereiro de 2020, na Ludoteca da Escola EB.2,3 Cardoso Lopes, o 18.º episódio do Projeto Escolar “Pela Escola... Com Tachos e Livros!”  Os alunos Carlota, Gonçalo e Jéssica, do 2.⁰ e 3.⁰Ciclos do Ensino Básico, confecionaram um bolo de caneca de maçã no microondas.  O episódio terminou com a leitura de um excerto da obra intitulada "Todos Temos Asas, mas Apenas os Voluntários Sabem Voar", de Sónia Fernandes.  O objetivo deste projeto bibliotecário é sensibilizar a Comunidade Escolar e todos os que seguem a nossa página do Facebook para a importância da adoção de uma alimentação saudável. Pretende-se ainda sensibilizar os alunos do nosso Agrupamento para a leitura. Coordenação: Professora Ana Sofia Pinto, Professora Judite Esteves e Técnica de Animação Sociocultural Paula Melo.
terça-feira, 25 fevereiro 2020 20:00

Johnson Semedo

No dia 5 de fevereiro de 2020, realizou-se no auditório da Escola EB.2,3 Cardoso Lopes uma sessão/palestra proferida por Johnson Semedo. Johnson Semedo cresceu na Cova da Moura e foi aí que começou a roubar e a experimentar as primeiras drogas. Esteve dez anos preso. Este sessão/palestra teve como destinatários os alunos do 8.⁰A, C e D.
Pág. 1 de 3