Itens filtrados por data: março 2020

A nossa Horta Biológica é um espaço ímpar no qual são conjugadas plantas hortícolas com plantas de jardim. Para além das ervilheiras, dos feijoeiros, dos tomates, dos pepinos estacados e dos curgetes, também é possível observar túlipas que emergem do solo para mostrar a sua vaidade espelhada nas pétalas vermelhas. Para combater os pulgões, praga que destrói a culturas instaladas, temos as joaninhas dos quais se alimentam. Portanto, a biodiversidade coabita numa perspetiva de mutualismo. E o arco íris? É um sinal de que VAI FICAR TUDO BEM.
No âmbito da disciplina de Educação Tecnológica, os alunos do 7. ano envolveram-se numa atividade relacionada com metrologia, cujos objetivos consistiram: Sensibilizar, desenvolver domínios nos alunos sobre conceitos da Medição/Metrologia, dominando métodos e técnicas de medição; Conhecer Instrumentos e equipamento de medição desenvolvendo a destreza manuale criatividade; Saber manipular e manusear materiais e instrumentos diversificados para controlar, utilizar, transformar, imaginar e criar produtos.
sexta, 20 março 2020 19:18

Refeições (Escalão A e B)

Os Encarregados de Educação dos alunos de todos os ciclos do Agrupamento que sejam beneficiários de escalão A ou B da Ação Social Escolar poderão requerer refeições escolares através do link que se encontra no menu lateral da página do agrupamento. Para mais informações consultar documento em anexo.
sexta, 20 março 2020 18:38

Refeições (Escalão A e B)

Os Encarregados de Educação dos alunos de todos os ciclos do Agrupamento que sejam beneficiários de escalão A ou B da Ação Social Escolar poderão requerer refeições escolares através do link que se encontra no menu lateral da página do agrupamento. Para mais informações consultar documento em anexo.
O plano B está a funcionar. No caso de não germinarem feijões que foram semeados na Horta Biológica foi arquitetado um alfobre para colmatar as falhas. Esta ferramenta é uma boa estratégia pedagógica e didática que permite mostrar aos alunos a forma como se desenvolvem as plantas que se reproduzem por sementes.
quinta, 19 março 2020 00:20

Horta Biológica (Projetos Eco-Escolas)

Mais uma etapa do plano de ação concluída, uma das etapas do Projeto Eco Escolas. No dia dezanove de março de 2020 foi instalada a rega automática na Horta Biológica da escola. Trata-se de uma medida para evitar o desperdício de água, mas também para aumentar a produtividades das culturas hortícolas instaldas.
Devido à quantidade de resíduos vegetais que se têm recolhido, particularmente da cantina da escola, foi necessário construir um novo compostor. Com duas estruturas a produção fertilizante orgânico vegetal para além de aumentar vai permitir melhorar o processo. Possivelmente, durante o próximo ano letivo seremos auto-sufucientes em termos de fertilizante biológico.
Enquanto que no pessegueiro já há evidèncias de frutificação pelo facto de se observar que algumas flores já começaram a perder as pétalas, a ameixeira iniciou o processo de floração. A polpa dos seus frutos é sumarenta, "essencialmente, composta por água e hidratos de carbono. Contém praticamente todas as vitaminas do grupo B, o que permite fortalecer os nervos, o metabolismo e reforça a agilidade mental. É igualmente rica em ácidos gordos polinsaturados, que evitam a desidratação das membranas celulares e bloqueiam a entrada de bactérias. As ameixas possuem vitamina A  e vitamina E. Ambas são antioxidantes e, por isso, protegem o organismo dos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce e reforçando as defesas naturais contra vírus, bactérias, fungos e doenças. A vitamina A é benéfica para a visão, ajuda a manter o bom estado da pele, do cabelo, das mucosas e dos ossos, bem como o correto funcionamento do sistema imunológico pois reforça as defesas naturais" (Disponível em, https://lifestyle.sapo.pt/saude/peso-e-nutricao/artigos/ameixas).  
As favas da nossa Horta Biológica já denunciam vagens em crescimento no seio da ramagem. A "ferrugem" já apareceu, mas o fungo parece controlado devido a aplicação de calda bordalesa. " Pertencem à família das leguminosas e têm uma propriedade muito interessante na agricultura biológica já que captam o azoto da atmosfera e depositam-no no solo" (Disponível em, http://boletimagrario.blogspot.com/2014/05/plantar-favas.html). Fornece energia ao organismo. "É rica em proteínas, hidratos de carbono, ferro, vitamina do complexo B, magnésio, potássio (sal que é responsável por controlar a pressão arterial). Contém fibras que melhoram a digestão, aumentam o bolo fecal, controlam o colesterol e os triglicerídeos. Além disso melhoram a frequência cardíaca e controlam o nível de açúcar no sangue. Amenizam o estresse e a irritação diária" (Disponível em, https://www.vix.com/pt/bdm/medicina-alternativa/1795/beneficios-da-fava-um-alimento-medicinal).    
terça, 17 março 2020 05:19

Refeições escolares - Escalão A

O beneficiários de escalão A da Ação Social Escolar, poderão requerer as refeições escolares através do link que se encontra no menu lateral.
Pág. 1 de 5