Itens filtrados por data: abril 2021

terça-feira, 20 abril 2021 15:18

Horta EB1/JI/Creche Aprígio Gomes

Com a colaboração preciosa de todos os envolvidos, e com o grande entusiasmo dos alunos, a nossa horta começa a dar os primeiros e tão saborosos produtos.
terça-feira, 20 abril 2021 15:17

Formação sobre Bullying (3ºB)

No passado dia 12 de abril de 2021 o 3º B foi à biblioteca da escola fazer uma atividade com a Polícia de Segurança Pública. Os alunos tiveram uma formação sobre bullying, onde aprenderam os perigos do bullying e como deveriam agir em caso de serem as vítimas. Viram também três vídeos, um na perspetiva do agressor, outro sobre a vítima e o terceiro falava sobre a testemunha do bullying. Todos os alunos consideraram a atividade muito interessante.  
terça-feira, 20 abril 2021 15:13

" O Ladrão de Palavras" (3ºA)

"O Ladrão de Palavras" de Francisco Duarte Mangas foi o mote escolhido pela titular do 3° A, para dar início às atividades do 25 de abril.  Na BE a professora Elvira deu voz à obra e em seguida todos os alunos foram para o ginásio. Foram criadas estações onde os alunos, descalços, às escuras e com vendas nos olhos, orientados pelas professoras, experimentaram sensações... Depois da atividade no ginásio regressaram à BE para conversar e abordar o medo. 
No enquadramento do DAC Eco-Escolas, os alunos do 6.º ano de escolaridade construíram ecopontos amarelos nas aulas de Educação tecnológica com o intuito de os colocarem nas salas de aula da escola, mas também com o intuito de participarem no concurso “Constrói o teu ecoponto amarelo”, promovido pela ABAE. Nesta atividade foram abordados conteúdos ambientais, direcionados para a sustentabilidade, transversais às Educação Tecnológica, Cidadania e Desenvolvimento, Ciências Naturais.
Encontram-se abertas as inscrições para o Ensino Pré-Escolar e para o 1.º ano do Ensino Básico, nos estabelecimento de ensino que integram o Agrupamento de Escolas Cardoso Lopes, de acordo com os critérios definidos no despacho Normativo N.º 5/2020, de 21 de abril. Para mais informações consultar os documentos em anexo.
Encontram-se abertas as inscrições para o Ensino Pré-Escolar e para o 1.º ano do Ensino Básico, nos estabelecimento de ensino que integram o Agrupamento de Escolas Cardoso Lopes, de acordo com os critérios definidos no despacho Normativo N.º 5/2020, de 21 de abril. Para mais informações consultar os documentos em anexo.
quinta-feira, 15 abril 2021 15:04

A diferença entre mim e o outro

No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, o 6°D e 6°F realizaram várias aulas ao ar livre. Para a consciencialização do tema "A diferença entre mim e o outro", lemos o livro "Somos todos milagres" com a professora Judite Esteves e fizemos uma atividade em pares, onde um aluno guiava o outro pela escola de olhos vendados. 
A sala de aula a céu aberto da Horta Biológica foi requalificada. Neste momento conta com uma cobertura para evitar o sol direto, bem como novas mesas e cadeiras. Apresenta melhores condições para os alunos usufruírem do processo de ensino e de aprendizagem para além das salas de aulas convencionais. Trata-se de uma sala versátil que possibilita a implementação do currículo académico numa vertente mais prática e motivadora, especialmente por se encontrar num espaço que facilita trabalho de campo e ao mesmo tempo laboratorial. Possivelmente, no próximo ano letivo a instalação de produtos hortícolas será integralmente efetuada pelos alunos, podendo aos mesmo tempo serem abordados temas de ciências naturais relacionados com as plantas, numa perspetiva de DAC, envolvendo a maior parte das disciplinas curriculares. Mas atenção, não é o único espaço pedagógico/didático ao ar livre existente na escola, há mais, todo o espaço exterior escolar é propício para tal.
Após o confinamento, os alunos conseguiram realizar trabalho de campo no espaço exterior escolar onde recorrerem a software próprio (PlantCam e PlantNet) para classificarem as plantas da escola. Esta atividade enquadra-se no "DAC Biodiversidade da Escola", que alia as disciplinas que constituem o currículo de sexto ano: Português, Inglês, História e Geografia de Portugal, Cidadania e Desenvolvimento, Matemática, Ciências Naturais, Educação Visual, Educação tecnológica, Educação Física, Educação Musical, Educação Mora Religiosa Católica, Tecnologias de Informação e Comunicação.
Os feijoeiros da Horta Biológica já não precisam dos cotilédones para se desenvolverem. Neste momento produzem o próprio alimento recorrendo à fotossíntese, a partir das folhas que se formaram.
Pág. 1 de 3