Itens filtrados por data: maio 2022

terça-feira, 31 maio 2022 08:03

Visita aos hipopótamos na Lua (2ºB)

Os alunos do 2º B no dia 26  de abril fizeram uma visita aos Hipopomatos na Lua  (casa do Chá e da Leitura/Livraria. A viagem foi de comboio até Sintra. Chegados foram recebidos pela Nazaré de Sousa que lhes mostrou o espaço, uma exposição e até contou a estória que escreveu com a ilustradora Renata Bueno "O meu reino por uma nuvem". Foi uma experiência incrível. 
A professora bibliotecária Elvira Silva, após contar uma estória de um rei muito comilão às crianças da Sala verde do JI( Cerrado da Bica) propôs a realização de um livro instantâneo com os diversos alimentos da narrativa. Aqui partilhamos alguns desses "livros" surpresa bem criativos e originais. 
terça-feira, 31 maio 2022 07:52

Newton gostava de ler (2ºA)

No âmbito do projeto "Newton gostava de ler", os alunos do 2º A (professora titular Teresa Botelho) realizaram uma atividade na biblioteca escolar dinamizada pela professora bibliotecária Elvira Silva. Partindo do conto “Castigo de Sal”, do livro “Lendas do Mar”, de José Jorge Letria, foi abordada a importância do sal nas nossas vidas. Na fase seguinte realizaram uma atividade experimental.   A experiência foi bem divertida, e o resultado final foi uma surpresa para o Dia da Mãe. 
terça-feira, 31 maio 2022 07:50

Os amigos (JI Cerrado da Bica - sala verde)

A professora bibliotecária Elvira Silva, dinamizou com as crianças da Sala verde do JI Cerrado da Bica,  a estória "Os amigos" de Eric Carl. Após a sessão de conto e movimento as crianças desenharam coletivamente num painel as sequências da narrativa. Aqui partilhamos o painel bem original.
terça-feira, 31 maio 2022 07:45

Aulas ao Ar livre (JI da Mina - sala verde)

No âmbito da comemoração do Dia das Aulas ao Ar livre, que se celebra no dia 20 de Maio, a professora bibliotecária  dinamiza um projeto que contempla a aprendizagem lúdica em atividades no exterior. Partindo da sensibilização à natureza, através do conto de Mandana Sadat  "O jardim de Babai", os alunos são convidados a observar a natureza, recolher elementos naturais existentes nos espaços exteriores e registá-los.  Partilhamos os registos fotográficos da sala verde do JI da EB da Mina
terça-feira, 31 maio 2022 07:37

Rimas ilustradas (2ºA)

A turma do 2º A esteve na biblioteca para uma atividade após uma sessão de conto. Partindo de um dos livros "Aqui há gato" de Rui Lopes e Ilustrações de Renata Bueno (Orfeu Mini: 2017) os alunos criaram personagens e rimas. Partilhamos aqui os desenhos bem criativos com o mote da ilustração partindo de códigos de barras.
terça-feira, 31 maio 2022 07:33

Oficina de felicidade! (3ºF)

Em modo de tertúlia os alunos do 3º F estiveram na biblioteca numa sessão de contos onde  o mote  foi "O que nos faz feliz…?" Uma questão subjetiva, que permitiu muitas opiniões e descobertas. 
terça-feira, 31 maio 2022 07:11

Vida e obra de Luísa Ducla Soares (3ºD)

Os alunos do 3º D estiveram na biblioteca para desenvolver mais uma atividade com a professora bibliotecária. Desta vez um jogo alusivo à vida e obra de Luísa Ducla Soares utilizando o recurso à programação do robot Blue Bot.
terça-feira, 31 maio 2022 07:01

Escrita Criativa - Fábrica de Palavras (3ºC)

Os alunos da turma do 3º C (professora titular Helena Monteiro) estiveram na biblioteca para uma sessão a partir do conto "A grande fábrica das palavras" de Agnès De Lestrade e ilustração de Valeria Docampo (Paleta de Letras 2012). A importância das palavras foi o mote para uma tertúlia bem participativa.  Numa segunda sessão voltaram à biblioteca para uma atividade de escrita criativa bem divertida. E os textos, esses bem criativos, esperamos em breve partilhá-los.
segunda-feira, 30 maio 2022 09:49

Poluição dos Oceanos

Num trabalho realizado em TIC, os alunos números 1, 11 e 27, respetivamente, Afonso, Gabriel Lima e Valter Caetano, do 5.º G, alertam para o problema do plástico no oceanos.
Pág. 1 de 6