Itens filtrados por data: fevereiro 2023

domingo, 26 fevereiro 2023 12:18

Aprendizagens (sala verde - Ji da Mina)

Sempre com atividades muito divertidas e apelativas, os meninos e meninas da sala verde do JI da Mina desenvolvem as suas aprendizagens das diversas áreas!
domingo, 26 fevereiro 2023 12:15

Dia Escola Aberta (sala verde - JI da Mina)

Hoje, na sala verde, do JI da Mina foi Dia de Escola Aberta, os pais/mães assistiram às rotinas do início da manhã: acolhimento, a contagem dos petizes, a marcação das presenças, o preenchimento do calendário do tempo, a canção do Bom Dia. Também assistiram a uma experiência que realizámos... "Como se alimentam as plantas?"... Com água, corante alimentar de várias cores, três copos e flores brancas...chegámos à conclusão que a água chega, através do caule, até às folhas, flores...O mesmo acontece às plantas que estão na terra, vão-se alimentando, através da raiz, da água que existe no solo e outros nutrientes para a planta crescer, através do caule... Petizes felizes e divertidos!!!
domingo, 26 fevereiro 2023 11:52

Grupos Interativos (1º ano)

Os alunos do 5ºE foram voluntários na dinamização de grupos interativos nas turmas do 1º ano. Para além de ser uma excelente atividade para sistematização de conteúdos é, também, uma forma de fomentar a solidariedade e entreajuda. Uma atividade onde todos saem a ganhar! 
domingo, 26 fevereiro 2023 11:51

A árvore generosa (1ºC)

Na passada quinta-feira, os alunos do 1ºC foram à Biblioteca Escolar. Ouviram a história "A árvore Generosa" e fizeram muitas atividades divertidas. Para além de terem construído as suas próprias árvores, fizeram plantações, responderam a um "quiz" no computador e ainda cantaram e dançaram! Foi uma animação!
segunda-feira, 20 fevereiro 2023 10:50

Salvar um Planeta em Seca (EB1/JI Aprígio Gomes)

Nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro, todos os alunos da EB1/JI Aprígio Gomes puderam assistir ao Roadshow do Simas que, este ano, se debruçou sobre a temática da Seca. Foram analisadas as ações humanas que poderão ajudar a salvar o planeta... REDUZIR, REUTILIZAR e RECICLAR são mesmo palavras de ordem! E todos temos de ajudar!
segunda-feira, 20 fevereiro 2023 10:41

Grupos Interativos (1ºAno)

Como já é habitual, os alunos do 1ºC voltaram a receber os voluntários do 5º ano que, desta vez, auxiliaram na dinamização de atividades de exploração do Geoplano. Uma atividade super divertida e enriquecedora! 
segunda-feira, 20 fevereiro 2023 08:51

Tertúlia Artística - Piet Mondrian (1ºC)

A propósito do estudo das figuras geométricas, os alunos do 1ºC analisaram a "Composição II em Vermelho, Azul e Amarelo". Foi uma discussão muito rica, onde os nossos pequenotes deram largas à imaginação e "viram" o que estava para além da obra! Depois, inspirados no artista, criaram umas máscaras para decorar a sala de aula e ainda uns belos corações para oferecerem aos padrinhos do 3º ano no dia dos afetos!
segunda-feira, 20 fevereiro 2023 08:51

Sementeiras (sala verde - JI da Mina)

Na Horta Pedagógica/Biológica da sala verde, do JI da Mina semeámos abóbora manteiga... Petizes ansiosos pelo crescimento!!!
Na sala verde, do JI da Mina como estamos a trabalhar o tema das plantas, nada melhor que a história "A sementinha que não queria nascer"... mas não foi com livro ou grandes imagens... A Fada Anabela vestiu um avental e foi contando a história e colocando os seus elementos... Claro que aproveitou para introduzir os frutos e o nome dessa mesma árvore, assim como alguns conteúdos matemáticos... Petizes encantados!!!
segunda-feira, 20 fevereiro 2023 08:49

Lenda de S. Valentim (sala verde - JI da Mina)

Hoje, na sala verde, do JI da Mina tivemos mais um momento de articulação entre o pré-escolar e o 1°ciclo,  dois alunos do 3°ano vieram contar um conto:"A lenda de S. Valentim"... Os petizes ficaram mais uma vez encantados pela partilha!!!
Pág. 1 de 4