sexta-feira, 22 maio 2020 23:55
DIA DA EUROPA
Foi uma vez mais, com a boa vontade e solicitude do grupo parlamentar europeu do Bloco de Esquerda (BE), que foi possível dar continuidade à tradição do grupo de Geografia da EB 23 Cardoso Lopes, em assinalar de modo enfático o Dia da Europa, desta vez mesmo em estado de confinamento social e de ensino à distância.
Esta iniciativa tinha sido planificada e os convites tinham sido endereçados aos vários grupos parlamentares com eurodeputados portugueses eleitos ainda antes da pandemia da COVID19 se instalar.
Alguns dos grupos tinham já dado mostras de poder vir a participar nesta iniciativa, nomeadamente o PCP, o BE e o PS, mas acabaram todos por declinar formalmente a ida à escola, em consequência do confinamento social a que fomos todos obrigados.
Contudo, o grupo parlamentar do BE, através do Eurodeputado José Gusmão questionou-nos se queríamos que a intervenção se pudesse fazer à distância, designadamente através de videoconferência.
Pareceu-nos, a mim e à professora Cláudia Santos, um ótima oportunidade para implicar as turmas 7B e 7C, que tinham estudado à pouco tempo a União Europeia e realizado trabalhos alusivos ao tema.
Retorquimos afirmativamente. Propusemos a plataforma ZOOM. Acertámos data e horário e, já é história, ou seja já aconteceu. Foi no dia 22 de maio de 2020, ao final da manhã.
O primeiro destaque tem que ser dado às estrelas do evento, aos 53 alunos que adotaram uma postura exemplar, porque souberam todos ser, estar e participar de modo correto numa videoconferência. Uma reverência especial para todos os alunos que intervieram colocando questões, como também para a Sara Delgado que apresentou o nosso convidado, porque o souberam fazer de modo audível e com uma leitura e dicção muito corretas.
O Dr. José Gusmão, economista de formação, apresentou-se de modo informal e com um discurso claro, ponderado e eloquente, adequado ao nível etário do público-alvo. Fez uma pequena intervenção inicial, onde sublinhou os valores da cidadania Europeia, a importância da política de coesão da UE, que permitirá mitigar as diferenças económicas e sociais entre os países mais ricos e os mais pobres, sempre importante mas, presentemente, ainda mais importante de modo a que se possa enfrentar da melhor forma a crise económica que afeta e afetará todos, como consequência da Pandemia.
Amável e pacientemente dispôs-se a responder às questões que alguns alunos lhe quiseram colocar. Ficámos então a saber melhor como e quem aprova o orçamento da UE e como funcionam as comissões parlamentares e o parlamento europeu. Por fim deu-se a conhecer um pouco melhor, naquilo que foi a sua vida enquanto criança e adolescente, nos tempos em que estaria muito longe de vir a imaginar-se um político de carreira, muito mais virado para a astronomia ou correndo atrás de sonhos iguais aos de tantas crianças, como o de ser jogador de futebol!
Aqui deixamos o nosso agradecimento ao Dr. José Gusmão e seus colaboradores, pela postura informal, calma, responsável e eloquente com que participou nesta iniciativa e nos ajudou a compreender um pouco melhor a UE.
Acreditamos que os nossos alunos e, desta feita, também, os seus pais e encarregados de educação, que tiveram a oportunidade de assistir em casa, terão ficado agradados com esta experiência diferente de aprender a ser, a estar e a intervir de modo assertivo, mesmo que à distância nos encontremos.
Aos professores Susana Fernandes e Paulo Almeida, que fizeram a amabilidade de ceder as suas aulas e de estar presentes na sessão deixamos também o nosso muito obrigado.
À docente Cláudia Santos, que organizou a participação tão disciplinada e organizada dos alunos do 7º B e do 7º C na sessão, que tão bem geriu a participação de todos na plataforma ZOMM e trabalhou de modo assertivo os conteúdos em apreço, fica também a minha reverência.
Orlando Fonseca
Delegado de Grupo disciplinar de Geografia
Últimas de Super User
Deixe um comentário
O seu comentário foi registado.
Após moderação o mesmo será publicado.
Obrigado!